parar-de-fumar-logo.gif









Dicas para Parar de Fumar
Cigarro
Parar de fumar não é fácil! O tratamento para fumantes no Brasil foi solucionado por meio de um documento que mostra a conduta que os profissionais de saúde devem ter com relação aos fumantes e não fumantes.

Esse documento foi elaborado pelo INCA e criado no I Encontro de Consenso de Abordagem e Tratamento do Fumante. Assim, foi discutido sobre os medicamentos a serem utilizados, os métodos alternativos, técnicas de grupo com uma abordagem cognitivo-comportamental.

Esse documento foi baseado em estudos internacionais e analisados para que as pessoas pudessem deixar o hábito do tabagismo. Varias entidades e instituições participaram desse consenso para auxiliar os fumantes.

Ainda com as campanhas de conscientização e restrições divulgadas pelo governo, as pessoas foram entendendo os malefícios do cigarro. De 1989 a 2008, o percentual de fumantes foi reduzido de 32% para 17,2% para os fumantes de 15 anos ou mais, em pesquisa publicada pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde.

Métodos e Técnicas contra o Fumo

 
 
Nas farmácias e outros estabelecimentos, existem produtos capazes de inibir a vontade de fumar. Eles podem ser:

Remédios para parar de fumar

Utilizados como apoio para reduzir o vício, em pacientes que não conseguem abandonar o vício. Eles foram comprovados e são chamados de:

  • Medicamentos nicotínicos (Terapia de Reposição de Nicotina – TRN) – são encontrados nas gomas de mascar, em adesivos, em inaladores ou aerossol. Alguns estão disponíveis no mercado brasileiro, mas outros não. Remédios para parar de fumar
  • Não nicotínicos – são os medicamentos anti-depressivos e anti-hipertensivos.

Esses remédios serão prescritos por um médico e autorizados de acordo com o grau de dependência do paciente.
 
 

Abordagem cognitivo-comportamental
 
São utilizados treinamentos e técnicas de acordo com o comportamento de cada usuário. Assim, o médico irá detectar as recaídas, estratégias para enfrentar o vício, como técnicas de relaxamento, automonitoração, etc.
 
Na utilização desses métodos, o paciente deverá ser persistente e ter autocontrole para poder sair do vício com sucesso.

Nesse período, os profissionais buscam soluções para que o paciente possa enfrentar os problemas, o estresse, as situações de recaída e as tentações de voltar a fumar.

1)Parada Imediata:  marque uma data e depois disso pare bruscamente de fumar.

2)Parada Gradual: Redução dos cigarros por dia. Em uma pessoa que fuma  30 cigarros por dia, diminuir para 25, depois 20, depois 15 até chegar a 5 cigarros.

3)Diminuição do cigarro por horas: para um fumante que começa a fumar às 9 horas, comece a fumar às 11h, depois às 13h, às 15h, às 17h, às 19h e provavelmente, como a pessoa começou a fumar mais tarde em cada dia, possivelmente diminuirá a vontade de fumar. O sétimo dia é o destinado a parar com o cigarro.

Todos os tipos de fumo fazem mal à saúde. Se não conseguir parar sozinho, procure um médico.

Outros métodos que ainda não foram comprovados cientificamente são: a acupuntura, cigarros artificiais sem a droga, aromaterapia, hipnose, etc.
 
Cuidados durante a terapia
 
Se você é uma pessoa que deseja parar de fumar ou mesmo que tem algum parente no vício, tome cuidado com as situações de estresse. Coloque em sua cabeça que os problemas do dia a dia sempre irão surgir e não procure o cigarro para se controlar;

Quando sentir vontade de fumar, masque chiclete, chupe gelo, coma frutas, verduras e legumes. Encontre algo para se distrair dessa vontade e não fique parado;

Faça exercícios que te deixem relaxar: respire profundamente, ou seja, respire fundo até pelo nariz e conte até 6 e deixe o ar sair lentamente pela boca. Ou, faça um relaxamento muscular, braços e pernas, esticando-os.

Benefícios ao parar de fumar



 
De acordo com um artigo publicado pelo hospital Albert Einstein, quando deixamos o vício do cigarro, gradativamente os benefícios começam a aparecer:

 
 
Depois de parar de fumar:

  • 20 minutos: normalidade na pressão arterial e na frequência cardíaca, assim como a temperatura das mãos e dos pés;
  • 8 horas: monóxido de carbono e o oxigênio voltam aos níveis normais no sangue, sem nicotina nele;
  • 48 horas: melhora do seu olfato e paladar.
  • 3 semanas: mais disposição física, o funcionamento dos pulmões aumenta em 30% e a circulação sanguínea melhora;
  • 9 semanas: diminuição da tosse, do cansaço, da falta de ar e da congestão nasal. O risco de adquirir doenças coronarianas reduz para 50%;
  • 5 anos: De 5 a 15 anos diminui o risco de derrame cerebral e vários tipos de câncer;
  • 10 anos: Morrer de câncer de pulmão, um dos tipos que mais causa vítimas, é reduzido a 50% e as células cancerígenas começam a ser substituídas por células saudáveis.

Benefícios econômicos


Calcule quantas caixas de cigarro você compra por mês e veja o quanto você gasta por ano.
 
Simpatia para parar de fumar


Cigarro com água.Existem pessoas que, ao invés de utilizar remédios ou participar de terapias, preferem fazer simpatias, orações, magias para parar de fumar. Alguns sentem tanta vontade de parar de fumar que optam por encontrar auxílio na religião para a cura desse mal. Em alguns casos, as pessoas preferem acreditar nas simpatias do que nas recomendações de um médico.
 
Todo um ritual é feito para se livrar dos males do fumo. E se funcionar, mais um motivo para continuar a crer!
 
 Males do Cigarro   -->> Dicas para Parar de Fumar <<-- Tipos de Fumo
 
 

Parar de Fumar
O Cigarro
Fumante Passivo
Males do Cigarro
Dicas para Parar de Fumar
Tipos de Fumo
Antitabagismo
Fale Conosco
Mapa do site